Secretaria de Saúde realiza palestra em alusão a campanha Janeiro Roxo em Vargem Grande - Blog Informativo Online

PLANTÃO DE NOTÍCIAS

Home Top Ad

Anuncie conosco

Post Top Ad

Anuncie conosco

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Secretaria de Saúde realiza palestra em alusão a campanha Janeiro Roxo em Vargem Grande

Palestra Janeiro Roxo.
A Prefeitura de Vargem Grande através da secretaria de Saúde realizou hoje, segunda-feira (27), uma palestra de conscientização e explicações sobre a hanseníase.


A atividade contou com palestra do médico da rede municipal de Saúde, Dr.  Maicon, que falou sobre a identificação dos sintomas, demonstração de métodos de exame, diagnóstico e tratamento da doença.

A ação faz parte do cronograma da Campanha Janeiro Roxo, que conta com diversas atividades educativas, palestras e busca ativa de possíveis casos da doença e têm como principal objetivo conscientizar a população sobre os sinais e sintomas da hanseníase, assim como a importância do tratamento.

A hanseníase é uma doença infecciosa causada pelo bacilo de Hansen e tem cura. O tratamento, no Brasil, é gratuito e dura de 6 a 12 meses. É transmitida por meio das vias respiratórias, por tosse e espirro, e manifesta-se geralmente com o aparecimento de uma ou mais manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato (dormência), formigamento, fraqueza, caroços e inchaços no corpo, em alguns casos avermelhados e doloridos, dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços, dor e dormência em pernas e pés.

"Um dos alertas na ocasião, foi que a hanseníase tem cura, mas pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio ou o tratamento não for realizado adequadamente no período recomendado pelo médico. Por isso, o tratamento deve ser iniciado logo após  o diagnóstico, nossas unidades de saúde estão de portas abertas para receber e cuidar do paciente, não deixe para depois" destacou Nicoly Mesquita,  secretaria de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O titular deste blog não se responsabiliza pelos comentários aqui feitos, por tanto, seja moderado e não ofenda ninguém!

Post Bottom Ad

Anuncie conosco

Pages