terça-feira, 26 de novembro de 2019

Secretaria de saúde realiza palestra sobre o autismo em Vargem Grande

Palestra sobre o autismo.
A secretaria Municipal de Saúde através do Programa Saúde na Escola (PSE), realizou hoje, segunda-feira 25, uma palestra para gestores, professores coordenadores da escola Instituto Farina com o tema "Autismo".

Segundo a coordenadora do programa, Cristiane Cavalcante, o objetivo desse encontro foi disseminar conhecimentos, diminuir o preconceito para se chegar a verdadeira inclusão. “Com informação será possível iniciativas que levem a socialização e verdadeira inclusão”, defendeu Cristiane.


O evento contou com o apoio dos profissionais do Nasf, da equipe Ubs Santa Maria Bertilha e da coordenação de Imunização com vacinas contra hepatite, sarampo, influenza e testes rápido.

A psicóloga Marilene Lopes ressaltou a importância do discurso sobre a pessoa com autismo não ser limitado as características negativas: o que não faz, o que nunca vai conseguir fazer, o que não entende. As possibilidades de progresso que a criança autista pode manifestar, positivamente, devem estar presentes no discurso, na elaboração do programa do profissional e sempre complementar sua caracterização, como: facilidade de memorização, habilidades com cálculos, domínio de técnicas musicais e artísticas, entre outras apresentadas por pessoas com autismo.

Palestra sobre o autismo.
A secretária de Saúde Nicoly Mesquita, destacou a importância de se realizar momentos como esse, pois segundo ele, a falta de interação empobrece o aprendizado. "Então, cada descoberta de um interesse deve ser compartilhada e valorizada pela família e o educador", orientou a secretária.

O autismo é um problema psiquiátrico que costuma ser identificado na infância, entre 1 ano e meio e 3 anos, embora os sinais iniciais às vezes apareçam já nos primeiros meses de vida. O distúrbio afeta a comunicação e capacidade de aprendizado e adaptação da criança, os autistas apresentam o desenvolvimento físico normal, mas eles têm grande dificuldade para firmar relações sociais ou afetivas e dão mostras de viver em um mundo isolado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O titular deste blog não se responsabiliza pelos comentários aqui feitos, por tanto, seja moderado e não ofenda ninguém!