sábado, 16 de novembro de 2019

Ações do Novembro Azul são desenvolvidas em Vargem Grande


Ação Novembro Azul.

UBS Vovó Raimunda.


Depois do engajamento em prol da saúde da mulher em outubro, agora é a vez de voltar as atenções aos cuidados com os homens, principalmente para a prevenção ao câncer de próstata.  Até o final deste mês, as equipes da atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde realizarão várias atividades nas unidades para reforçar a campanha Novembro Azul.

Foi realizado na manhã do dia 11, na UBs vovó Raimunda, palestras e ações diversas sobre assuntos relacionados à saúde do homem, bem como serviços, solicitação de exames e outras atividades.  As atividades acontecem para lembrar a importância do diagnóstico precoce, conforme apontou a secretária de saúde, Nicoly Mesquita. 

Ação Novembro Azul.

Ação Novembro Azul.

“O trabalho é feito todos os dias, mas o mês de novembro é um marco, onde chamamos a atenção para a saúde do homem. Os números mostram que a doença está aí e eles precisam fazer os exames de prevenção, além de cuidar da saúde de uma forma geral”, destacou.

Foi ofertado, consulta médica e de enfermagem, palestras, testes rápido e aferição de PA.

"Geralmente, o homem não busca ir preventivamente ao médico. Ele vai quando está com dor ou detecta algo anormal. Então, quando temos esse tipo de divulgação nas unidades de saúde, é possível levar mais informações e chamar a atenção, pois muitos desconhecem a importância desses cuidados”, finalizou Joselma Nascimento, enfermeira.
É melhor prevenir, para mais tarde não remediar.

Dia D no CEAC.

Desde a chegada do mês de novembro lembramos a população dos cuidados com a saúde dos homens, especialmente relacionadas ao câncer de próstata.




Durante a tarde quinta-feira 14, a Ubs Ceac se organizou para realizar o dia "D" da campanha Novembro Azul.

O objetivo da ação foi enfatizar os cuidados preventivos não somente para a doença, como para a necessidade de hábitos saudáveis, práticas de atividades físicas e cuidado em saúde.

De acordo com a coordenadora Dannyela Mesquita, os homens são menos ativos nas UBSs. “A procura pelo cuidado em saúde entre as mulheres é maior que entre os homens. Por isso, cada UBS desenvolve a sua atividade específica para atrair a população, a partir das características" comentou.

Ação Novembro Azul.

Ação Novembro Azul.

Foi ofertado aos pacientes, testes de glicemia, aferição de pressão, toque retal, testes rápido, consultas com médicos, orientações de nutrição com a nutricionista e roda de conversa sobre o assunto.

"O cuidado do homem vai além da próstata. É preciso a conscientização para a busca dos hábitos saudáveis, controle do peso e prática de atividades físicas. Todas as ações serão ofertadas nas UBSs de Vargem Grande, basta procurar a unidade de referência e buscar pela atividades de promoção em saúde mais indicada”, finalizou Nicoly Mesquita, secretária de Saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O titular deste blog não se responsabiliza pelos comentários aqui feitos, por tanto, seja moderado e não ofenda ninguém!