quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Secretaria de Saúde dá início à Campanha de Vacinação contra o sarampo em Vargem Grande

Campanha de Vacinação contra o sarampo.



A secretaria municipal de Saúde, através da coordenação de imunização, iniciou na, segunda-feira,7, à campanha nacional de vacinação contra sarampo 2019 e atualização de carteira vacinal.

A primeira etapa tem como público-alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos, que receberão a vacina no período do dia 7 ao dia 25 de outubro.

Outra novidade é que todos os profissionais de saúde que participam da campanha de vacinação passaram por um treinamento especial, que abordou informações estratégicas como vacinação seletiva e estratégias de vacinação. Essa estratégia corresponde à divisão da imunização por públicos alvo.

"Nós sabemos que as crianças de 6 meses a 1 ano de idade são as que respondem clinicamente pior ao sarampo. Acabam desenvolvendo um quadro de pneumonia muito grave, e os óbitos acabam tendo uma prevalência maior nessa faixa etária. Então, o clássico é vacinar aos 12 meses e aos 15 meses. Quem fez isso com seus filhos abaixo de 5 anos fez o correto, a criança está coberta e não há necessidade de aplicar mais uma dose. Aqueles que só deram uma dose aos 12 meses e não deram a segunda devem ir agora para fazer a segunda dose, porque uma dose só não dá sistema imunológico competente para enfrentar um surto de sarampo", afirmou a coordenadora de imunização, Danyella Mesquita.

"A prevenção ao sarampo é  feita por meio da vacinação e é fundamental, já que não há tratamento para a doença, portanto, procure uma UBs e leve seu filho para vacinar, é muito importante", destacou a Secretária de Saúde, Nicoly Mesquita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O titular deste blog não se responsabiliza pelos comentários aqui feitos, por tanto, seja moderado e não ofenda ninguém!