quinta-feira, 17 de outubro de 2019

O crescimento do karatê em Vargem Grande...


Evolução do karatê em V
Grande.
Vargem Grande sempre foi berço de grandes personalidades, na literatura, nas ciências, nas artes e, agora, no esporte. Como em qualquer situação em que grandes talentos despontam como grandes promessas futuras, às vezes o que falta é apenas oportunidade. Nos últimos anos vimos muitos dos nossos jovens vargem-grandenses simplesmente brilharem no cenário esportivo nacional. Isso mesmo! Vargem Grande desponta como uma das cidades mais respeitadas, representada por nossos jovens karatecas que têm se destacado de forma excepcional nas competições em que disputam. 

Graças à atuação magistral da Secretaria de Esportes e Lazer (SEDEL) e do empenho de dois grandes mitos do karatê maranhense, sensei Gabriel Silva  e sensei Geovan Silva,
VARGEM GRANDE PARTICIPOU, PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA, DA GRANDE FINAL DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE KARATÊ OLÍMPICO INTERCLUBES.




 O campeonato brasileiro de karatê é realizado no decorrer do ano e é divido  em 6 etapas. O evento deste ano reuniu ao todo mais de 6 mil atletas   por cada Zonal, sendo distribuído em 5  etapas classificatórias e a grande FINAL,  realizadas em diferentes regiões do país. É o maior evento de karatê do Brasil e da América Latina, exigindo de seus competidores um alto nível técnico.

No decorrer deste ano, nossos atletas disputaram e conquistaram 6 medalhas: 2 de ouro, 3 de prata e 1 de bronze   na etapa do brasileiro de Recife, classificando assim 6 atletas para a grande etapa final. 


 Dos 06 Altetas que conseguiram se classificar, somente 5 puderam estar presentes na competição.  O evento foi realizado em Uberlândia MG,  chancelado  pela CBK e pelo COB ( comitê olímpico brasileiro). No evento estiveram presentes autoridades do comitê olímpico brasileiro e italiano, algumas autoridades locais e a cobertura do Esporte Espetacular e da SporTV.

Dos nossos atletas, o quadro final ficou da seguinte forma:

1- Lucas Daniel Serejo- campeão da etapa de Recife e 7° colocado na etapa final;

2-  Gilmar Santos Andrade- vice campeão da etapa de Recife,  e 7° colocado na etapa final; 

3- José Iramar Santana- vice campeão da etapa de Recife e 6° colocado na etapa final;

4- Francisco Bastos segundo-  medalha de bronze na etapa de Recife e, 5° colocado na etapa final;

5-  Raimundo Santos Andrade - medalha de prata na etapa de Recife e, vice campeão da grande final, escrevendo uma nova página  para a história do esporte de nossa cidade e estado.

 Raimundo Santos Andrade é o primeiro atleta de Vargem Grande a conquistar o título de uma final num campeonato brasileiro. Seu feito consagra Vargem Grande como uma das 3  cidades do interior maranhense a projetar grandes atletas em um evento considerado o maior do país.  

Por fim, essa grande vitória  marca a trajetória de trabalhos e evolução do karatê vargem-grandense.  Claro que tamanha conquista é fruto inquestionável  de toda uma equipe, desde os treinadores ( senseis), colegas de treinamento  e, especialmente, todo o apoio prestado pela Prefeitura Municipal de Vargem Grande, representado pela SEDEL. 

Obrigado, prefeito Carlinhos Barros  e secretário de esporte, Erick Barros! Vocês investiram em sonhos e os  melhores retornos estão sendo obtidos.   

Atletas Vargem-grandenses são parabenizados por Vinícius Figueira, Atleta da seleção brasileira  de karatê e do exército brasileiro. Dez vezes campeão da liga Mundial, vice campeão mundial 2018 e representará o Brasil nos jogos olímpicos de Tóquio, no Japão em 2020.
 Texto: Laudimir Ákila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O titular deste blog não se responsabiliza pelos comentários aqui feitos, por tanto, seja moderado e não ofenda ninguém!