sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Ações voltadas ao Outubro Rosa seguem sendo realizadas em Vargem Grande

Ação na UBS Santa Maria Bertila.



UBS SANTA MARIA BERTILA.

Durante todo esse mês de outubro, a secretaria municipal de Saúde de Vargem estará executando uma programação voltada ao Outubro Rosa, campanha de combate e prevenção ao câncer de mama. Exames, encaminhamentos, palestra e fazendo testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites estão sendo realizados desde a primeira semana do mês.

Na manhã desta quinta-feira (17) foi a vez da Ubs Santa Maria Bertilha,  onde foi realizado atendimento ao paciente com médicos e enfermeiras, foi realizado também exames papanicolau e  encaminhamentos para a mamografia.

Ação na UBS Santa Maria Bertila.

A ação teve a participação da comunidade que acompanhou uma palestra sobre a importância dos exames preventivos contra a doença e os fatores de risco.

“Nós mobilizamos as mulheres da comunidade para estarem aqui, chamando a atenção para importância do exame de mama e do colo do útero, prevendo o diagnóstico precoce. Hoje a adesão está muito boa, porém, nós estamos à disposição da comunidade o ano todo”, lembrou a secretária de saúde, Nicoly Mesquita.

Para a enfermeira da unidade, Larissa Tavares, "Ações na unidade são de extrema importância para a população ocupar um espaço que é dela de fato, nós, enquanto unidade de saúde, prezamos pelas ações que fazem com que a população ocupe de fato esse espaço, que é delas. Nossa intenção é aproximar as famílias para que tenham conhecimento de que a prevenção é sempre o melhor caminho e, para isso, promovemos momentos em família, mas com a finalidade educativa e preventiva", comentou a enfermeira.

CENTRO DE ESPECIALIDADES E REABILITAÇÃO .


O CER com apoio do NASF e da AP, aderindo à Campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, realizaram o dia “D” de atendimento.

Ação no Centro de  Especialização e Reabilitação.

Ação no Centro de  Especialização e Reabilitação.


Com apoio da secretaria de Saúde, foi realizado durante todo o dia e a noite, consulta médica e odontologica, solicitação de mamografia, coleta de citopatológico, roda de conversa sobre o auto-exame da mama, atendimento com fisioterapeuta, procedimentos relaxantes de ventosoterapia e quiropraxia e finalizou com roda de conversa com psicóloga e nutricionista.

A nutricionista do Nasf, Lucélia Martins destacou que a população aderiu ao dia D realizado pela unidade,“Nós mobilizamos as mulheres da cidade para estarem aqui, chamando a atenção para importância do exame de mama e do colo do útero, prevendo o diagnóstico precoce. Hoje a adesão está muito boa, porém, nós estamos à disposição da comunidade o ano todo”, lembrou a nutricionista.

"As ações da Campanha Outubro Rosa continuam durante todo este mês, sendo realizadas a cada dia em uma Unidade Básica de Saúde, toda e qualquer mulher que procurar uma UBS será atendida", frisou Nicoly Mesquita, secretaria de Saúde. 

RASTREAMENTO EFETIVO DAS MULHERES COM A REALIZAÇÃO DA MAMOGRAFIA.

A secretaria municipal de Saúde de Vargem Grande, dando continuidade e suprindo as expectativas da campanha Outubro Rosa, encaminhou na manhã de hoje, quarta-feira 16, as mulheres para realizarem o exame de mamografia na cidade de Chapadinha.

Recadastramento efetivo das mulheres.

A mamografia permite identificar melhor as lesões mamárias em mulheres após a menopausa. Antes desse período, as mamas são mais densas e a sensibilidade da mamografia é reduzida, gerando maior número de resultados falso-negativos (resultado negativo para câncer em pacientes com câncer) e também de falsos-positivos (resultado positivo para câncer em pacientes sem câncer), o que gera exposição desnecessária à radiação e a necessidade de realização de mais exames.

"A superação das barreiras para redução da mortalidade por câncer de mama envolve não apenas o acesso à mamografia de rastreamento, mas controle de fatores de risco conhecidos e, sobretudo, a estruturação da rede assistencial para rápida e oportuna investigação diagnóstica e acesso ao tratamento de qualidade, estamos empenhados na campanha e estamos  priorizando a qualidade de vida das nossas mulheres vargengrandenses" destacou Nicoly Mesquita, secretaria.

"A cidade de Vargem Grande foi além das orientações e avaliação da mama, fazendo rastreamento de forma efetiva e levando as mulheres para fazerem o exame, hoje 15 mulheres foram até Chapadinha, tivemos uma grande preocupação em agendar o exame, ligar para as mulheres e leva-las até o outro município, esse é nosso foco, qualidade de vida a todas", finalizou Thamires Muniz, coordenadora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O titular deste blog não se responsabiliza pelos comentários aqui feitos, por tanto, seja moderado e não ofenda ninguém!