quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Vargem Grande: Secretaria de Saúde realiza palestra com o tema: "Inclusão do autista na rede regular de ensino"

Palestra sobre inclusão do autista 

A secretaria de Saúde em parceria com o PSE e Núcleo de Apoio a família-Nasf, realizaram mais uma palestra, desta vez com professores, coordenadores e gestores da escola São José Operário  abordando o tema, " Inclusão do autista na rede  regular de ensino".

Para a fonoaudióloga do NASF, Alderina Teixeira, as  escolas devem atender aos princípios constitucionais e proporcionar os meios necessários para efetivação de uma educação de qualidade e respeito às diferenças para todos os seus alunos.  "É notória a necessidade social de aprender a viver na diversidade, por isso, faz-se necessária uma nova concepção de ensinar e de aprender" destacou.

"A prática inclusiva dos alunos com deficiência nas classes comuns das escolas regulares é desafiadora e gera muitas dúvidas para pais, profissionais da educação e à própria sociedade. Importa ressaltar que a inclusão não pode ser reduzida unicamente à inserção dos alunos com deficiências no ensino regular e que uma prática inclusiva deve permear todo o processo educacional, bem como o envolvimento de toda a comunidade escolar. É fundamental o reconhecimento dos ritmos e diferenças entre os alunos para que todos tenham as suas especificidades atendidas", apresentou Cristiane Cavalcante, coordenadora do PSE.

"Embora o processo de inclusão dos alunos com transtorno do espectro autista em classes comuns da rede regular de ensino não seja uma tarefa fácil, é importante avançar na construção de uma prática pedagógica que contemple as especificidades desse público", finalizou Nicoly Mesquita, secretaria de Saúde.

Veja mais fotos:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

O titular deste blog não se responsabiliza pelos comentários aqui feitos, por tanto, seja moderado e não ofenda ninguém!