quarta-feira, 7 de março de 2018

Sebrae realiza 1º Encontro de Agentes de Desenvolvimento Local em Chapadinha






 O gerente da Unidade Regional do Sebrae em Chapadinha, David Felipe Amorim Pereira, falou sobre a importância da aproximação da
 instituição com o poder público
 municipal, que são um dos
 principais atores para o

desenvolvimento da região




_O evento reuniu 26 agentes de desenvolvimento de oito municípios do Baixo Parnaíba e Vale do Itapecuru para planejar ações para 2018 nas duas microrregiões. A ação foi organizada pela Unidade regional do Sebrae em Chapadinha._

CHAPADINHA - Planejamento estratégico de ações para 2018 foi um dos assuntos abordado durante o 1º Encontro de Agentes de Desenvolvimento Regional, em Chapadinha. O evento aconteceu na última quinta-feira (1º) no auditório do Sebrae em Chapadinha e teve como objetivo direcionar os agentes das Salas do Empreendedor da região para a melhoria de atuação nos municípios.

Ao todo, vinte e seis Agentes de Desenvolvimento Local (ADL’S) e secretários municipais de oito municípios - Itapecuru-Mirim, Vargem Grande, Nina Rodrigues, Urbano Santos, Chapadinha, Anapurus, Buriti e Belágua – participaram do evento e puderam ter acesso a informações que irão subsidiar suas ações junto ao poder público municipal para o desenvolvimento dos pequenos negócios tendo como parceiro o Sebrae no Maranhão.

Para o Agente de Desenvolvimento de Nina Rodrigues, Elison Medeiros, as informações divulgados no 1º Encontro de Agentes de Desenvolvimento Regional foram muito proveitosas

“Sabemos a importância que o Agente de Desenvolvimento Local (ADL) tem e sua atuação junto ao empresariado nos municípios é fundamental. Os gestores que entendem o trabalho fundamental dos agentes, sem dúvidas, conseguem fazer com que o ambiente para o crescimento das pequenas empresas em suas cidades seja muito mais favorável”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

De início o consultor credenciado a instituição, Augusto Bento Serra, partiu para as orientações estratégicas sobre as políticas de desenvolvimento territorial exibindo dados e informações importantes do Sistema de Monitoramento da Lei Geral e apresentando as pontuações, segundo o sistema, sobre a atuação dos gestores municipais quanto a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas.

 A analista da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Maranhão, Rosa Amélia, apresentou a X edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor ciclo 2018/2019.

Em seguida, a analista da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Maranhão, Rosa Amélia, apresentou o X Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor ciclo 2018/2019, destacando a importância da participação dos municípios e as categorias em que os mesmos podem se inscrever.
Na apresentação, a analista do Sebrae no Maranhão destacou que no estado as inscrições para o X PSPE estão abertas desde 6 de novembro e se encerram em 20 de maio. Além disso, ela informou que as prefeituras que se inscreverem terão até 13 de julho de 2018 para se habilitar e entre 25 de julho e 24 de agosto, será divulgada a primeira pré-seleção.


CAPACITAÇÃO

A manhã de atividades foi finalizada com a apresentação de sugestões de capacitações que podem ser realizadas nos municípios direcionados aos empreendedores e potencias empreendedores, feito por Talita Frazão, técnica do Sebrae em Chapadinha.
Entre as sugestões estava oficinas de gastronomia, oficinas da metodologia No Campo direcionada para produtores rurais, e cursos da metodologia Na Medida como Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica de Vendas e Gestão Financeira.


Para o Agente de Desenvolvimento Local (ADL) da Sala do Empreendedor de Nina rodrigues, Elison Medeiros, o momento foi muito proveitoso. “Tivemos uma capacitação com pessoas competentes onde nos instruíram sobre as micro e pequena empresas e sobre as estratégias de como trabalhar bem na Sala do Empreendedor,” disse Medeiros.


Segundo o gerente regional do Sebrae em Chapadinha, David Felipe Amorim Pereira, a aproximação da instituição com o poder público municipal, que é um dos principais atores para o desenvolvimento da região, fortalece a atuação do Sebrae fomentando resultados importantes.


“As salas do empreendedor que são de responsabilidade das prefeituras e que tem como parceiro o Sebrae, é um elo de ligação importante para o crescimento dos pequenos negócios na região. Por isso a importância de sempre está em diálogo com os agentes e secretarias municipais vinculadas as salas, assim, teremos muitos resultados positivos”, enfatizou David Felipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O titular deste blog não se responsabiliza pelos comentários aqui feitos, por tanto, seja moderado e não ofenda ninguém!