sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Vargem Grande: Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária realizam ação de combate a leishmaniose.


A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Vigilância Sanitária e Epidemiológica, iniciou uma ação de controle de leishmaniose com a realização de Teste Rápido Qualitativo para a detecção de anticorpos para Leishmaniose Visceral Canina – LVC. A ação iniciou no bairro da Cohab e se estenderá em toda cidade.

A campanha tem como objetivo a prevenção da doença que afeta cachorros, mas também pode infectar pessoas.


A leishmaniose visceral é uma doença infecciosa grave transmitida pelo mosquito-palha ou birigui (Lutzomyia longipalpis) que, ao picar, introduz na circulação o protozoário Leishmania chagasi. A transmissão acontece apenas por meio da picada do mosquito fêmea infectado.

“A ação é para a prevenção, mas de conscientização também. A população pode contribuir efetuando a limpeza de seus quintais e terrenos, durante todo o ano, para evitar não só o ciclo de evolução do mosquito causador da leishmaniose, mas também do Aedes Aegypt, o transmissor da dengue”, comentou Nicoly Mesquita, secretária de saúde do município.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O titular deste blog não se responsabiliza pelos comentários aqui feitos, por tanto, seja moderado e não ofenda ninguém!